Peso incial e meta final a ser alcançada

sexta-feira, maio 28, 2010

Fim do primeiro mês

É, ontem foi o 30º dia de dieta. Não estou cabendo em mim de orgulho. E nem mais nas minhas calças - estão largas! Nesses 30 dias perdi 6,200 kgs e alguns centímetros de medidas. Dei um fim à minha compulsão alimentar. Aprendi a comer em menor quantidade, mais vezes por dia e, assim, praticamente banir a palavra fome do meu cotidiano. Aprendi a comer melhor, selecionando muito bem o que vou ingerir a cada refeição. Aprendi que farináceos brancos e açúcares são totalmente dispensáveis e nocivos ao organismo, por isso, estão abolidos da minha alimentação ao máximo que puder.

Mas aprendi também que nada é mais importante numa dieta do que a sua determinação. E ela tem de ser real, vivida diariamente, nos momentos mais críticos é que ela é mais exigida. Não adianta ter o sentimento de determinação fortíssimo dentro de si e não vivenciá-lo em todos os momentos. Olhar fixamente para o futuro, para o resultado esperado, sem jamais descuidar do presente, é essencial.

Sinto cada vez menos falta de uma porção de supérfluos que costumava comer quase que diariamente. Salgadinhos, refrigerantes normais, sanduíches hipercalóricos, doces, balas, pirulitos,  biscoitos. Venho adquirindo um prazer tão grande pela alimentação saudável e pelas substituições com grãos e farinhas integrais e/ou de baixo carboidrato, que não vejo porque voltar a ter sequer vontade de comer os alimentos pobres em nutrientes que comia antes. É impressionante como quase tudo que se come feito de farinhas brancas e açúcar, pode ser substituído por um similar mais saudável sem perda de sabor. Por isso experimentar é preciso!

Agora começo uma nova fase. Como segui a dieta por 30 dias sem deslizes, terei os próximos 3 dias para comer um pouquinho de alimentos proibidos/restritos, tais como pão, frutas e massas. É altamente recomendável não pular essa parte, porque além de funcionar como uma espécie de compensação pelo seu esforço em manter a dieta, você precisa aprender a manter o controle sobre a ingestão dessas comidas, a consumir com muita moderação esse tipo de alimento para que, depois de atingir sua meta final de emagrecimento, não volte a exagerar e engordar. Para ser bem-sucedido nessa empreitada, duas coisas são imprescindíveis nesses 3 dias:

1) Moderação, muita moderação nesses dias de "liberdade"! Uma porção de carboidrato por dia é o adequado. Por exemplo, se estiver louco pra comer uma macarronada, faça um belo prato dela no almoço, mas não coma mais nada de carbos ao longo do dia. Se quiser muito comer uma pizza ou um sanduíche de fast-food, coma (sempre no almoço, nunca à noite), mas uma única vez e sem enfiar o pé na jaca. Ou seja, não vá comer 3 hambúrgueres ou 5 fatias de pizza. Um hambúrguer e até duas fatias de pizza são mais do que suficientes para matar qualquer vontade, por maior que seja.

2) Os doces continuam proibidos. Caso a vontade e a ansiedade sejam muito grandes, coma o doce que estiver com vontade, seja qual for, mate a vontade e pronto. Coma sem culpa, mas não vá exagerar e comer um bolo inteiro, por exemplo. Se o seu desejo é por um bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro, pegue uma fatia generosa (mas só uma, sem repetição) e aprecie ao máximo, despedindo-se dela pelos próximos 30 dias (ou mais, de preferência). Uma dica: faça um mini-bolo de chocolate low carb e cubra com uma mistura de chocolate amargo ou meio amargo derretido, misturado com creme de leite. Fica delicioso e dessa forma você não estará cometendo nenhum crime grave contra a sua dieta. Mas atenção: somente nesse período de 3 dias! Não vá fazer isso quando retomar a dieta.

Gostaria ainda de deixar um agradecimento muito especial  a todas as pessoas que têm me apoiado, incentivado, estimulado, contribuído para que este programa de emagrecimento seja um sucesso. As palavras de encorajamento, bem como os elogios e o reconhecimento aos meus esforços, são de um valor incalculável! A celebração de cada pequena vitória, cada quilo perdido, cada centímetro reduzido, cada tentação vencida, cada nova receita aprendida, compartilhada, testada e aprovada; todos estes pequenos gestos têm sido preciosos para mim.
Muito obrigada, meeeesmo!

No mais, desejo muita força de vontade e determinação a todos os emagrecentes. Perder peso quando associado a ganhar saúde e melhorar a alimentação sempre funciona muito melhor do que quando você foca apenas na perda de peso, ansioso(a) por poder voltar a comer exatamente o que comia antes da dieta. A vida tem muitos prazeres além da comida e a própria alimentação saudável proporciona vários prazeres e compensações. O segredo do sucesso é quando você emagrece pensando em manter-se magro e saudável, passando a comer para viver e não viver para comer.

Isso, creiam-me, faz toda a diferença!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails