Peso incial e meta final a ser alcançada

Texto

Escrevi este texto um dia antes de começar a dieta, quando me conscientizei da necessidade absoluta de mudar de hábitos e notar que isso dependia unicamente de mim. A médica, meus amigos, meu namorado, minha família, todas essas pessoas podem, de uma forma ou de outra, me ajudar. Porém, o sucesso ou fracasso dessa empreitada depende unicamente de mim, da minha força de vontade e determinação. Espero que, ao compartilhar este texto, assim como o meu dia-a-dia no blog, possa ajudar outras pessoas que desejam realizar grandes e significativas mudanças em suas vidas.

Diário de emagrecimento - Perdendo para ganhar

Emagrecer é sempre um tema recorrente na vida da maioria das mulheres. Quase todas nós já tentamos, pelo menos uma vez (ou muitas!), perder uns quilinhos. Ou vários quilos.

É fato que engordar, ainda mais num mundo fast-foodico como o nosso, é tarefa das mais simples; ao passo de que perder excesso de peso é um verdadeiro tormento. E muitas vezes, um trabalho de Sísifo que parece jamais ter fim ou lograr êxito.

Pois bem, não sou diferente da maioria das mulheres, neste aspecto. Depois de anos e anos de descaso, desleixo e pouca preocupação com o ganho de peso, muitas tentativas de emagrecer - algumas frustradas, outras não, mas todas sempre voltando ao mesmo problema inicial do sobrepeso - decidi mudar de vida. Sim, mudar de vida. Porque, por mais que você esteja gorda, as pessoas acham que você É gorda. Quem te conhece gorda, não te imagina de outra forma. Para as pessoas que te vêem gorda, você é, a despeito de qualquer outra coisa, gorda. Se você é inteligente, é a gordinha inteligente. Se você é bonita, é a gordinha bonita. Se é bem-sucedida, é a gordinha de sucesso. Se é infeliz, é a gordinha complexada. O "gordinha" sempre entra na frente do adjetivo, refletindo bem como a sua aparência é enxergada na frente e acima de qualquer outra coisa pelas pessoas.

Por isso digo que emagrecer é mudar de vida. Tudo muda, é inegável. Você ganha saúde, ganha resistência, ganha disposição física, mobilidade, flexibilidade. Ganha em aparência, em auto-estima, em força de vontade e determinação. Você pode se vestir melhor, ganha um andar mais firme e decidido, é notada por outros atributos a despeito da gordura física. É radical e até um pouco triste dizer isso, mas não deixa de ser verdadeiro - ao emagrecer você ganha respeito. Porque ao mesmo tempo que a gordura é enxergada como desleixo, falta de determinação, de controle e de amor-próprio, o ato de emagrecer mostra exatamente o contrário! Te dá credibilidade, te mostra ao mundo como uma pessoa com defeitos, mas que é capaz de lutar para reverter a situação, capaz de resolver problemas, uma pessoa forte, corajosa, determinada. E, acima de tudo, uma pessoa vitoriosa, sob muitos aspectos.

Emagrecer é mudar de vida. É buscar ser feliz. É muito, mas muuuuuito mais do que simplesmente valorizar seu corpo e sua aparência. É muito mais do que cuidar da saúde e/ou da auto-estima. É cuidar de você mesmo enquanto ser humano. É ter controle sobre suas ações, desejos, tentações e decisões. É resolver que VOCÊ está no comando.

Resumindo: emagrecer pode não tornar uma pessoa feliz. Mas com toda certeza proporciona disposição e ânimo para alcançar essa conquista.

Boa sorte para mim e para todas as mulheres que estão tentando mudar de vida - emagrecendo.


Obs: É claro que existem gordinhas saudáveis e felizes, mas eu não me encaixo nessa categoria, nunca me encaixei. Em nenhum momento ao longo desses vários anos de sobrepeso, consegui me convencer de que podia ser bonita e feliz mesmo acima do peso. Dentro da minha cabeça, sou magra. E, sinceramente? Para mim, o certo é transformar o exterior para entrar em harmonia com o interior e não o contrário. E também não podemos ser hipócritas e ignorar que tem muita mulher por aí se convencendo de que ama ser gordinha simplesmente porque não tem determinação o suficiente para emagrecer...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails