Peso incial e meta final a ser alcançada

quarta-feira, maio 12, 2010

15º dia

Pois é, quem diria: cheguei ao último dia da restrição de 100% dos carboidratos! Quando a gente começa essa dieta, pensa logo que será moleza. Alguns dias depois, o pensamento muda radicalmente e achamos que será impossível chegar ao 15º dia. Tem horas que parece tão longe... Mas quando a gente mantém a determinação, é claro que esse dia chega! E a chegada dele causa uma sensação estranha... Meio que uma "liberdade controlada".

Nesses 15 dias você aprende uma porção de coisas sobre si mesmo que nem imaginava. Aprende que seu corpo é que tem que obedecer à sua vontade e não o contrário. Aprende que comer bem é comer certo e não comer muito e a qualquer hora que se deseje. Aprende a dominar sua compulsão, aprende a não compensar todo e qualquer sentimento negativo na comida, aprende que você pode viver melhor comendo bem menos do que estava habituado. Você retoma o controle das coisas.

Entretanto, é como eu sempre digo, seguir a dieta é fácil. Pode ser sacrificante, pode ser até torturante em alguns momentos, mas para tudo dar certo, basta apenas que você não cometa deslizes e para isso existe uma lista de tudo o que você não pode comer. Você não come aquilo e pronto, está garantido. Mas e quando a restrição acaba e você volta a poder comer certos alimentos, porém com moderação? E aí, como é que a gente se mantém na linha?

Meu plano é simples e por isso mesmo espero sinceramente que ele funcione. Vou substituir para sempre (pelo menos em casa) os carboidratos simples pelos de baixo índice glicêmico, ou seja, os integrais. Vou substituir tudo o que for possível no dia-a-dia pelas receitas low carb (baixo carboidrato) que aprendi nesse período. E, principalmente, vou me policiar o máximo que puder para não derrapar naquela festinha, naquele chopinho com os amigos, naquele almoço de fim de semana com o namorado. Por exemplo, eu adoro fast food, mas posso perfeitamente viver sem isso. Eu já não gosto mesmo de açúcar, pretendo substituir os doces normais por doces diet, os refrigerantes normais pelos refrigerantes Zero - sem carboidrato e sem açúcar. E por aí vai. E acima de tudo, não comer mais como uma desvairada em ocasiões festivas. Ou quando pedir uma pizza. Melhor ainda: não peço mais, posso perfeitamente preparar a pizza em casa, com receitas de baixa caloria, baixo carboidrato, com recheios saborosos e saudáveis, em vez dos super gordurosos.

Esse é meu plano, como diz na descrição deste blog: emagrecimento e mudança de hábitos! Porque quando a gente emagrece no corpo e na mente, manter aquela boa forma conquistada com tanto sacrifício torna-se prioridade, bem acima das orgias gastronômicas que costumávamos fazer quando nem ligávamos pra isso. Eu, pelo menos, estou decidida! Esses poucos quilos que perdi nesses 15 dias foram apenas o tiro inicial. Tenho ainda uma longa jornada pela frente, encarando essas mudanças radicais de hábitos para obter um emagrecimento mais lento e progressivo, mas duradouro.

Que Deus me ajude, que minha determinação jamais esmoreça e que todos os que se encontram na mesma situação, também tenham força e coragem o bastante para mudar.

Boa sorte, a todos nós!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails