Peso incial e meta final a ser alcançada

quarta-feira, abril 28, 2010

Sobre minhas metas e sobre o que aprendi

Para a maioria das pessoas, fazer dieta é algo sacrificante, difícil e complicado. Quando o assunto é reeducação alimentar então... tem gente que se sente meio marciano ao pensar em trocar as habituais guloseimas do dia-a-dia por alimentos saudáveis e apropriados. Os petiscos, pães, biscoitos, enlatados, laticínios e comidinhas prontas e semi-prontas, delícias envoltas num manto ilusório de praticidade e que trazem consigo a armadilha do excesso; viciam nosso organismo tanto quanto qualquer droga. O vício do carboidrato é algo que se instala mansamente e domina nossa alimentação, sem que percebamos. E, como todo vício, é absolutamente pernicioso e dispensável.

É claro que ninguém consegue (e nem deve!) abolir totalmente os carboidratos da alimentação. Mas fazer escolhas certas e adotar a moderação previne a "dependência" dessa substância. Trocar alimentos é uma atitude inteligente, mas substituir com conhecimento do que está fazendo é essencial. Disso eu já sabia, mas a minha endocrinologista confirmou minhas opiniões.

Pois bem, o que acontece é que minha médica montou um programa realista para mim. Quero perder 23 quilos, mesmo sabendo que 13 quilos a menos me deixariam numa margem saudável de peso. Os 13 quilos iniciais quero perder para manter a saúde e ganhar qualidade de vida, os outros 10 por razões estéticas mesmo.

Não sou compulsiva, não como quantidades exageradas de comida ou de 'besteiras', não desconto na comida quando estou triste, deprimida, estressada ou angustiada. Meu problema não é esse. Então, porque estou tão acima do peso? Simples. Sou uma pessoa viciadíssima em carboidratos. Me alimentava mal e fora de hora. Na verdade, não tinha hora para comer e sempre esperava ter fome para começar a preparar a comida, o que é um erro enorme. Além disso dormia mal, geralmente de 4 a 6 horas por noite. Some-se a tudo isso, sedentarismo em nível médio, pois não praticava exercícios regulares, mas moro no segundo andar de um prédio sem elevador e adoro caminhar, o que me salvou de um sedentarismo num nível mais alto. Em outras palavras, sem perceber, criei um círculo vicioso de maus hábitos e fui aprisionada por ele.

Note que coloquei todas as ações no passado, pois minha primeira atitude após decidir emagrecer de uma vez por todas, foi me libertar das correntes dos maus hábitos. Todos esses erros fazem parte de um passado que, a partir de hoje, deixarei cada vez mais distante da minha realidade.

Chega de errar, a hora é de acertar!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails